Paixão nacional☕

Hoje é o Dia Mundial do Café, bebida que vai bem até em dias de calor

Segundo a Abic, o consumo médio anual por pessoa era de quase cinco quilos de café torrado e moído em 2019.

Imirante, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 14/04/2024 às 12h06
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. (Foto: Museu do Café/Divulgação)
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. (Foto: Museu do Café/Divulgação)

BRASIL - Este domingo especial tem que começar com um bom café. Afinal, em 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais populares do brasileiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo médio anual por pessoa era de quase cinco quilos de café torrado e moído em 2019.

Paixão nacional com as versões tradicional, extraforte, superior, gourmet ou especial, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo. O Brasil produz, em média, três toneladas de café por ano, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Alguns historiadores afirmam que a origem do café é a Etiópia, outros a Turquia ou Pérsia. O fato é que foi descoberto por acaso. Um criador de ovelhas, vendo que os animais ficavam mais espertos quando comiam aquela frutinha vermelha resolveu experimentar. Nascia o ouro negro. Em terras tupininquins, o café só chegou por volta de 1720, mas frutificou rápido. E como! O Brasil continua sendo o maior produtor mundial e também o segundo mercado consumidor.

Contudo, os maiores exportadores ainda são os alemães, acredite. Coisas do complicado universo do comércio internacional. Depois de anos sendo apontado como vilão, os cientistas comprovaram que o consumo de café faz bem porque tem ação antioxidante. O exagero é que pode provocar ansiedade, insônia e irritação.

14 de abril é Dia Mundial do Café. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
14 de abril é Dia Mundial do Café. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.