MAIS SEGURANÇA

Caminhão de lixo deverá ter sistema de proteção para trabalhadores transportados de fora do veículo

Segundo o relator, a prática é perigosa, já que os trabalhadores se sustentam em alças ou barras improvisadas.

Ipolítica

Coleta de lixo em São Luís
Coleta de lixo em São Luís (Divulgação)

BRASÍLIA - O Projeto de Lei do deputado Marcos Soares (União-RJ), determina que os caminhões de coleta de lixo com sistema compactador na carroceria tenham grades traseiras para proteger os trabalhadores transportados fora da cabine, além de equipamento de proteção contra quedas. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro.

O autor do projeto, deputado Marcos Soares (União-RJ), afirma que é comum o transporte de trabalhadores de coleta de lixo no estribo traseiro dos caminhões, no intuito de dar celeridade à operação.

Segundo Soares, a prática é perigosa, já que os trabalhadores se sustentam, durante o deslocamento, em alças ou barras muitas vezes instaladas no veículo de forma improvisada.

Leia também: Termina hoje prazo para regularizar título pela internet

"Não é possível que tal situação perdure. A eficiência do serviço não pode se sobrepor à segurança das pessoas", critica Marcos Soares.

PRÓXIMOS PASSOS 

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.