Articulação

Mercadante diz a Prates que Lula o sondou para a Petrobras

Presidente do BNDES e aliado histórico de Lula, Aloizio Mercadante revelou a Prates ter sido cogitado no comando da estatal.

Ipolítica, com informações do g1

Petrobras está sob o comando de Prates, que pode deixar a estatal em breve
Petrobras está sob o comando de Prates, que pode deixar a estatal em breve (Fernando Frazão / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente do BNDES e ex-ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante afirmou ao presidente da Petrobras, João Paul Prates, durante um encontro no Rio de Janeiro, ter sido sondado pelo presidente Lula (PT) para o comando da empresa caso o atual gestor não tenha mais condições de ficar no cargo. 

Prates vive um conflito com integrantes do Conselho de Administração da Petrobras e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira a respeito de pagamento de dividendos extraordinários e uma série de outros temas que acabaram o desgastando na Petrobras

Prates e Mercadante têm uma boa relação. Como as sedes do BNDES e da Petrobras estão no Rio de Janeiro, o contato entre os dois se intensificou recentemente.

Leia também: Aprovada PEC que altera rito para a escolha de membro do TCE/MA

No encontro, Mercadante não disse que Lula já fez o convite, mas afirmou que o presidente o sondou a respeito.

A interlocutores, Mercadante disse que não gostaria de assumir a Petrobras. No entanto, pessoas próximas a ele acham improvável que o ex-ministro não assuma a estatal diante de um convite de Lula.

Aloizio Mercadante também teria sugerido a Prates que procurasse por Lula e conversasse com o presidente o quando antes. Prates tentou marcar um encontro com o presidente, mas ainda não conseguiu concretizar a agenda.

Integrantes do Palácio do Planalto dizem que Lula está incomodado com o embate entre Prates e o ministro Alexandre Silveira. Servidores do Planalto afirmam ainda que, nos próximos dias, o presidente deve chegar a uma solução final — provavelmente optando pela saída de Prates da Petrobras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.