HONRARIA

Lula concede a mais alta condecoração do Brasil para presidente da França

Emmanuel Macron recebeu de Lula o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 28/03/2024 às 16h05

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (28). Ele é o 2º francês a receber a honraria. Em 2009, Nicolas Sarkozy também havia recebido o colar do petista.

A condecoração está oficializada em decreto presidencial, que também foi assinado pelo chanceler brasileiro Mauro Vieira.

Instituída pelo imperador D. Pedro I, ainda em 1822, como Ordem Imperial do Cruzeiro, a honraria é, desde 1932, destinada exclusivamente a personalidades estrangeiras, sendo a mais alta condecoração concedida a um cidadão não-brasileiro.

Lula e Macron
Lula e Macron

Lula e Macron deverão assinar uma série de atos conjuntos. O líder francês chegou ao Brasil na terça-feira (26), em Belém, onde visitaram a Ilha do Combú, em plena Floresta Amazônica, e participaram de uma reunião com indígenas e uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.