1%

Parte das arrecadações de loterias serão destinadas às instituições de idosos

Segundo a proposta, os valores deverão ser aplicados para compra de medicamentos, equipamentos, itens de higiene e outros.

Kailane Nunes / Ipolítica

Instituições de idosos
Instituições de idosos (Reprodução)

BRASÍLIA - Foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa o Projeto de Lei 4340/23, que destina às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) 1% da arrecadação com três sorteios especiais de loterias da Caixa, entre eles a Mega da Virada.

Pelo texto aprovado, os recursos das loterias deverão ser aplicados integralmente em ações de:

  • Prevenção e controle de infecções dentro das ILPIs;
  • Compra de insumos e de equipamentos básicos para segurança e higiene dos residentes e funcionários;
  • Compra de medicamentos;
  • Adequação dos espaços para isolamento dos casos suspeitos e leves de doenças graves.

 

Em 2023, a Mega da Virada arrecadou mais de R$ 2,4 bilhões e pagou prêmio recorde de R$ 589 milhões.

O relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), recomendou a aprovação da proposta. “A criação de uma fonte permanente e confiável de recursos poderá representar uma verdadeira e muito bem-vinda revolução nas ILPIs”, comentou.

OBRIGAÇÕES 

As ILPIs são instituições, governamentais ou não, destinadas a oferecer moradia e condições de liberdade, dignidade e cidadania para idosos. A proposta cria o Programa Nacional de Apoio a instituições dessa natureza.

O texto aprovado prevê ainda os recursos das loterias deverão ser repassados mesmo a instituições com dívidas tributárias junto à União e independentemente da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).

PRÓXIMOS PASSOS 

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.