EDUCAÇÃO SUPERIOR

Seminário discute fortalecimento de universidades e institutos federais

Em março, será lançada agenda interministerial sobre atendimento às políticas públicas para inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Ministério da Educação

Para Alexandre Brasil, apesar do desmonte enfrentado no governo passado na maioria dos ministérios, é preciso olhar para a frente e pensar em inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, transição energética e na nova indústria.
Para Alexandre Brasil, apesar do desmonte enfrentado no governo passado na maioria dos ministérios, é preciso olhar para a frente e pensar em inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, transição energética e na nova indústria. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

BRASIL - Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta última quinta-feira, 29 de fevereiro, em Brasília (DF), o 2º Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior: inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC e discutiu ações estratégicas voltadas à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade nas instituições federais de educação superior (Ifes) e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a fim de ajudar no desenvolvimento do Brasil com soluções sustentáveis. 

Na abertura, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, transmitiu uma saudação do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e disse que o Ministro está esperançoso no avanço de novas pautas e mudanças na atuação das universidades e dos institutos federais. O secretário ressaltou a importância da participação de todos nesse processo.  

“Reunir seis ministérios para desenvolver uma política interministerial estratégica e pensando no futuro do Brasil não é nada fácil. Tem muita gente contra. Então, primeiro eu quero dizer que a gente está fazendo aqui um ritual que não é nada banal e que demarca uma preocupação e a intenção de um governo”, considerou. 

Para Alexandre Brasil, apesar do desmonte enfrentado no governo passado na maioria dos ministérios, é preciso olhar para a frente e pensar em inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, transição energética e na nova indústria. “A gente está pensando no Brasil, e isso é difícil, complicado, porque é um país complexo e extremamente desigual, que nos exige ações e práticas muito concretas. Por isso, essa discussão é muito importante, e o MEC precisa muito do apoio e participação de todos os envolvidos”, afirmou.  

A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior da Sesu, Tânia Mara Francisco, destacou a cooperação que está sendo implementada entre os ministérios para fomentar as discussões sobre inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. “Esse é um tema caro para a gente e nós vamos apresentar as ideias do acordo que será formalizado em breve. Essa cooperação, o envolvimento das universidades, dos institutos federais e das instituições científicas e tecnológicas, é fundamental para a gente conseguir efetivar os objetivos que estamos colocando, como as questões das novas indústrias, questões de transformação ecológicas, questões climáticas, da economia de impacto e da economia social, que estão presentes nesse contexto”, comentou. 

Já a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Carla Jardim, ao representar o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, afirmou que esse momento de discussão do papel das Ifes e dos IFs é muito importante para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “Falar de inovação, de empreendedorismo, de sustentabilidade e de base social e tecnológica é algo essencial no momento em que o nosso país assume desafios tão intensos e importantes, no sentido de reconstruir toda a estratégia do desenvolvimento do Brasil”, observou. 

Também compuseram a mesa de abertura a secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento,  Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Verena Hitner Barros; a assessora da Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Fiscais da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda, Carina Vitral Costa; o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, José Daniel Diniz Melo; e a diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), Sheila Oliveira Pires. 

Lançamento

O lançamento estava previsto para ocorrer durante o seminário da agenda interministerial que visa ao atendimento das políticas públicas do governo para a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade. No entanto, como as discussões envolvem seis ministérios, a agenda será lançada até o final de março.  

A iniciativa, coordenada pelo MEC, contará com a participação da Advocacia Geral da União (AGU) e dos Ministérios da Fazenda (MF); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Serão parceiros o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii); a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Programação

A programação do seminário contou com duas mesas. A Mesa 1 abordou o tema “A universidade na nova agenda do desenvolvimento inclusivo e sustentável”, com os seguintes participantes: Verena Hitner, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) do MDIC; Carina Vitral Costa, assessora da Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Fiscais da Secretaria-Executiva do MF; Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior do MEC; e Sheila Oliveira Pires, diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI. 

Já a Mesa 2 discutirá o tema “Inovação tecnológica: instrumentos e desafios para a integração ICT-empresa”. Os debatedores foram: Bruno Portela, da AGU; Edward Madureira Brasil, assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Francisco Saboya, presidente da Embrapii. 

A estimativa é que participaram do seminário, que ocorreu em formato híbrido, cerca de 200 pessoas, entre reitores de universidades e institutos federais, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, pró-reitores de extensão, diretores dos Núcleos de Inovação Tecnológica, além de servidores e colaboradores dos ministérios parceiros. 

As atividades aconteceram no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 4, Lote 327, Brasília (DF).  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.