MUDANÇA

Projeto obriga escolas a trocar sinal sonoro por música para preservar pessoas com autismo

Os estabelecimentos de ensino terão 90 dias, após a publicação da nova lei, para se adequar a medida.

Kailane Nunes / Ipolítica com Agência Câmara

Projeto obriga escolas a trocar sinal sonoro por música para preservar pessoas com autismo
Projeto obriga escolas a trocar sinal sonoro por música para preservar pessoas com autismo (Reprodução)

BRASIL - O Projeto de Lei criado pelo deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), obriga escolas de todo o País a substituírem os sinais sonoros usados para indicar o início ou fim das aulas por sinais musicais ou visuais adequados aos alunos com autismo. 

A Câmara dos Deputados ainda está analisando a proposta.

De acordo com o texto, a música deverá ser suave, agradável e ter volume que não cause incômodos sensoriais aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os estabelecimentos de ensino terão 90 dias, após a publicação da nova lei, para se adequar a medida.

PENALIDADES 


O texto prevê multa de R$ 500 para as escolas privadas que descumprirem a exigência. A partir do segundo dia de descumprimento, o valor passará a ser de R$ 1 mil por dia de atraso. Após 30 dias, a escola poderá ter o alvará de funcionamento suspenso.

Em instituições públicas, o descumprimento da medida implicará em abertura de procedimento de administrativo disciplinar (PAD).

O deputado autor do projeto, destaca que a hipersensibilidade a estímulos do ambiente é um dos critérios usados para diagnosticar o autismo. “Um latido de cachorro ou uma buzina de caminhão podem ser suficientes para causar pânico em crianças dentro desse espectro”, disse. “Essa mudança simples tem o objetivo de não gerar mais nenhum incômodo e sofrimento a esse grupo de estudantes”, acrescentou.

 TRAMITAÇÃO 


O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.      

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.