Política

Conquista do voto feminino no Brasil completa 92 anos neste sábado (24)

A advogada Mariana Mesquita comentou sobre a importância da data e os principais desafios da mulher no espaço político.

Imirante.com

Atualizada em 24/02/2024 às 12h28
O dia 24 de fevereiro tornou-se um símbolo da luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos políticos e pela participação ativa na vida democrática do Brasil.
O dia 24 de fevereiro tornou-se um símbolo da luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos políticos e pela participação ativa na vida democrática do Brasil. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Neste sábado (24), a conquista do voto feminino no Brasil completa 92 anos. Esse direito foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934. A promulgação do Código Eleitoral representou um passo significativo em direção à igualdade de gênero no país. O dia 24 de fevereiro tornou-se um símbolo da luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos políticos e pela participação ativa na vida democrática do Brasil. A conquista do voto feminino nessa data contribuiu para a consolidação dos alicerces da democracia e para o fortalecimento dos princípios de igualdade e justiça na sociedade brasileira.

Para falar sobre o assunto e explicar a importância da paridade de gênero eleitoral para a representatividade política, o Imirante.com convidou a advogada Mariana Mesquita para explicar aos internautas os principais desafios da mulher no espaço político. Veja o vídeo:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.