VIAGENS

Projeto assegura emissão de passagem aérea por agência de turismo até 24 horas após pagamento

De acordo com o projeto, caso o bilhete de passagem aérea não seja emitido no prazo, o consumidor poderá exigir

Kailane Nunes / ipolitica

Atualizada em 29/01/2024 às 15h57
Projeto assegura emissão de passagem aérea por agência de turismo até 24 horas após pagamento
Projeto assegura emissão de passagem aérea por agência de turismo até 24 horas após pagamento (divulgação)

BRASÍLIA - Projeto de Lei apresentado pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), determina que agências de viagem e de turismo entreguem ao seu cliente a emissão efetiva ou o comprovante da reserva de passagem aérea. O prazo estabelecido é até 24 horas depois do pagamento.

“Recentemente, vários consumidores foram lesados diante da repentina suspensão, pela agência de viagens 123milhas, de pacotes de viagens e emissão de passagens de sua linha promocional, com datas flexíveis, porém com embarques próximos”, destacou o autor, referindo-se ao período entre setembro e dezembro de 2023.

“Essa situação, contudo, não consistiu em um episódio isolado. Tem sido corriqueira a desídia (ou omissão deliberada) por parte de algumas agências de turismo, ao não providenciarem, junto às companhias aéreas, a tempestiva emissão dos bilhetes de passagem adquiridos”, acrescentou. Ele apresentou a proposta para coibir esse tipo de situação.

ALTERNATIVOS AO CONSUMIDOR

De acordo com o projeto, caso o bilhete de passagem aérea ou o comprovante de reserva do serviço contratado não seja emitido no prazo, o consumidor poderá exigir, alternativamente:

  • a restituição imediata da quantia paga, atualizada, que deverá ser creditada na mesma modalidade de pagamento utilizada na aquisição;
  • a remarcação da viagem, mediante efetivação de nova reserva e correspondente emissão de bilhete de passagem, com idêntica origem e destino, para data e horário de livre escolha;
  • tratando-se de demais serviços e atividades de viagem ou de turismo, a remarcação, mediante nova reserva para data e horário de livre escolha do adquirente, dentre os disponíveis pelo prestador selecionado e mantidos os preços originalmente contratados.

 

TRAMITAÇÃO

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.