Outras prioridades

Lula deve adiar reforma ministerial

Presidente Lula acredita que há outras prioridades no momento, por isso a possibilidade de adiamento da reforma da equipe de governo.

Ipolítica, com informações do g1

Lula desiste de reforma ministerial neste início de ano
Lula desiste de reforma ministerial neste início de ano (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente Lula (PT) deve adiar a reforma ministerial que estava programada para ocorrer no início deste ano. Nos bastidores há pressão de alguns partidos, como o PSB, PSD e o próprio PT, para obter maior espaço no governo. O petista, contudo, trabalhar para frear a investida das legendas e define nova estratégia.  

Para Lula, há outras prioridades no atual cenário e que pedem maior atenção e concentração da máquina. Ele afirma a aliados compreender a necessidade de uma reforma ministerial, mas compreende que o momento não é favorável. 

Algumas áreas, por exemplo, poderiam ser paralisadas por semanas com uma eventual reforma neste momento. E é justamente isso que ele quer evitar.  

Recentemente Lula anunciou o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para o Ministério de Justiça e Segurança Pública. 

Leia também: Marquinhos: "Braide se coloca hoje numa linha de enfrentamento ao Legislativo"

Substituição

Lewandowski substituirá o ainda titular da pasta, Flávio Dino (PSB), que por sua vez assumirá a função de ministro do Supremo no dia 22 de fevereiro. 

O próximo ministro da Justiça obteve de Lula autorização para construir a sua própria equipe de trabalho, independentemente de indicações partidárias, o que deixou o PSB insatisfeito. 

Isso por que a pasta hoje pertence ao partido, do qual Flávio Dino é filiado.

O PSB tentou assegurar a permanência de Ricardo Cappelli, secretário-executivo, no comando do ministério em substituição a Dino, mas Lula rejeitou o nome e Cappelli não fará parte sequer da equipe de Lewandowski.

Até o momento, essa é a única movimentação no primeiro escalão do governo Lula já agendada para o dia 1º de fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.