Agenda cancelada

Arthur Lira não vai a solenidade que marca 1 ano do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Arthur Lira era uma das autoridades esperada para a solenidade que ocorrerá na tarde desta segunda; ele alegou problemas de saúde na família.

Ipolítica, com informações do g1

Presidente da Câmara Federal não participará de solenidade do 8 de janeiro
Presidente da Câmara Federal não participará de solenidade do 8 de janeiro (Lula Marques / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), cancelou nesta segunda-feira (8) a presença no evento que será realizado no período da tarde no Congresso Nacional, e que fará alusão a 1 ano dos atos de vandalismo registrados contra as sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Lira se deslocou para Alagoas e informou por meio de sua assessoria que não retornará a Brasília nesta segunda, em decorrência de problemas de saúde na família. 

O presidente da Câmara iria compor a “mesa de honra” e faria um discurso no evento no Congresso Nacional, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de lideranças políticas e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a ausência de Arthur Lira, o cerimonial organiza tempo para discursos das seguintes figuras: o presidente Lula; o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Para representar os governos estaduais, foi convidada para discursar a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Outras autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja e a segunda-dama Lu Alckmin também devem compor a chamada mesa de honra.

Nas redes

Ausência já confirmada, Lira utilizou o seu perfil no X para fazer referência à data. 

"Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal", erscreveu.

E prosseguiu: "Diálogo, busca pela formação de consensos e respeito ao dissenso e às minorias foram as marcas de um ano histórico, em que a Câmara dos Deputados cumpriu sua missão constitucional de legislar. [...] A democracia, exercida por cada um dos três poderes nos termos delimitados pela Constituição, é o único caminho possível para o desenvolvimento, prosperidade, geração de emprego e renda e bem estar dos brasileiros e brasileiras". 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.