Já se prepara

Especialista dá dicas para o café da manhã ideal para curar a ressaca

A refeição deve regular o açúcar do sangue e reforçar o fígado.

Na Mira, com informações de O Globo

Atualizada em 31/12/2023 às 10h29
Especialista dá dicas para o café da manhã ideal para curar a ressaca.
Especialista dá dicas para o café da manhã ideal para curar a ressaca. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Nas festas de fim de ano, é comum que as pessoas exagerem nas bebidas alcoólicas. Para evitar começar o ano de ressaca, a terapeuta nutricional Cara Shaw, em entrevista ao jornal Metro do Reino Unido, deu dicas de alimentos que amenizam sintomas como boca seca, dor de cabeça, enjoo e vômito. 

De acordo com a especialista, é importante começar pelo café da manhã. A refeição deve ser preparada tendo em mente dois objetivos: regular o açúcar do sangue e reforçar o fígado, que está trabalhando na decomposição do álcool.

Para Shaw, o ideal é esperar 90 minutos após acordar para tomar o café da manhã e optar por alimentos ricos em proteínas. "Se você bebeu o dia todo, principalmente com muita cerveja, coquetéis com alto teor de açúcar ou misturas açucaradas, é provável que seu açúcar no sangue fique descontrolado nas primeiras horas", disse. 

"Quando se trata do fígado, o álcool estará exercendo muita pressão sobre o fígado, então a desintoxicação precisará de apoio adicional. Você pode obter isso com proteínas adequadas, mas também com vitaminas B e antioxidantes", complementou.

Veja o café da manhã perfeito para curar a ressaca, segundo a especialista: 

3 ovos cozidos do jeito que você quiser

½ xícara de cogumelos salteados em azeite

½ abacate

Uma pitada de queijo feta

Um punhado de tomates cozidos

Regue com azeite

O que cada alimento oferece?

Os ovos são uma boa fonte de proteína e rica fonte de colina, que auxilia na desintoxicação do fígado.

Os cogumelos são uma boa fonte de vitaminas B que sustentam o fígado.

O abacate é uma gordura saudável rica em nutrientes como potássio e vitamina E, além de fibras para ajudar a eliminar toxinas.

O queijo feta fornece proteína extra e uma fonte de B12 para lhe dar energia após uma noite difícil.

Os tomates cozidos fornecem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias para ajudar a anular os efeitos do álcool.

O azeite fornece polifenóis e muitas propriedades anti-inflamatórias para ajudar a reduzir o estresse oxidativo que o excesso de álcool pode causar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.