Acesso à saúde

Mais de 3,4 mil profissionais do Mais Médicos passam por acolhimento para atuação pelo SUS

Intercambistas e brasileiros formados no exterior irão atuar em 1.309 municípios brasileiros.

Ministério da Saúde

Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o Mais Médicos já bateu recorde de profissionais em atuação desde a criação do programa em 2013.
Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o Mais Médicos já bateu recorde de profissionais em atuação desde a criação do programa em 2013. (Foto: Divulgação )

BRASIL - O Mais Médicos terá mais 3,4 mil profissionais em atuação pelo SUS em 1.309 cidades em todas as regiões do Brasil. A partir desta segunda (6), médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior, selecionados pelo programa, começam o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). O curso, presencial e obrigatório antes do início das atividades nos municípios, acontecerá simultaneamente em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), com encerramento previsto para dezembro. Os novos profissionais irão se juntar aos 21 mil médicos em atuação atualmente pelo programa. 

Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o Mais Médicos já bateu recorde de profissionais em atuação desde a criação do programa em 2013. A prioridade é garantir assistência e acesso à saúde para a população em municípios de maior vulnerabilidade social, regiões de fronteira e vazios assistenciais, na região da Amazônia Legal e periferias das grandes cidades. A retomada do programa garantirá o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros. 

Em 2023, o Mais Médicos também bateu recorde de inscrições de brasileiros formados no país – mais de 34 mil no primeiro edital – um número inédito. As vagas não preenchidas por esses profissionais, com prioridade na seleção, são ocupadas por brasileiros formados no exterior e em seguida, médicos estrangeiros formados em outros países. 

Ao final do curso, os 1.038 médicos que fizerem a capacitação em Salvador serão designados para municípios das regiões Nordeste, Norte e do estado do Espírito Santo. Já os 1.107 médicos que farão o curso em Belo Horizonte serão encaminhados para os estados do Centro-Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Finalmente, os 1.291 médicos que frequentarem o treinamento em São Paulo serão enviados para cidades da região Sul e do estado de São Paulo.  Ao todo, são 3.430 médicos brasileiros com diploma do exterior e 6 estrangeiros. 

Confira o detalhamento da alocação dos profissionais de saúde por estado: 

UFTotal de Profissionais
AC6
AL5
AM164
AP45
BA92
CE59
ES54
GO47
MA89
MG483
MS46
MT52
PA245
PB2
PE132
PI38
PR257
RJ480
RN22
RO11
RR45
RS219
SC135
SE12
SP679
TO17
Total Geral3.436

A abertura oficial do MAAv acontecerá em Salvador nesta segunda (6), às 18h no Cerimonial Rainha Leonor, e será transmitido ao vivo em São Paulo e Belo Horizonte. A etapa segue até 1º de dezembro e os profissionais aprovados começam as atividades nos municípios entre os dias 4 e 8 de dezembro. 

Como funciona o MAAV

O MAAv é a formação de médicos intercambistas (formado no exterior, de nacionalidade brasileira ou estrangeira) no Programa Mais Médicos. A etapa obrigatória é realizada através de parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.  O módulo de acolhimento e avaliação é parte fundamental do novo formato do Mais Médicos e busca evidenciar os resultados positivos do programa de provimento e dar boas-vindas aos médicos e médicas selecionados. 

Os profissionais em treinamento terão 160 horas de aulas de legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo Ministério da Saúde e Código de Ética Médica, além dos protocolos e diretrizes específicos do estado e município de atuação do médico. 

Mais Médicos renovado com novos incentivos para profissionais

Para assegurar a fixação de profissionais, o Mais Médicos oferece oportunidades educacionais, com especialização em Medicina da Família e Comunidade, pós-graduação e mestrado. Os beneficiados pelo FIES que atuarem em regiões de maior vulnerabilidade por quatro anos poderão receber incentivos de até R$ 475 mil para auxiliar o pagamento do financiamento. Os profissionais também receberão benefícios proporcionais ao valor da bolsa pelo tempo de permanência e atuação em áreas de maior vulnerabilidade. O programa também passa a oferecer o mesmo valor da bolsa para licença maternidade durante seis meses e 20 dias para licença paternidade. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.