Mobilização

Profissionais da Força Nacional do SUS são enviados para receber brasileiros repatriados de Israel

As profissionais darão suporte necessário no atendimento social e psicológico aos brasileiros que desembarcam no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Ministério da Saúde

A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos para transportar 2,7 mil brasileiros que manifestaram interesse em retornar até o momento.
A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos para transportar 2,7 mil brasileiros que manifestaram interesse em retornar até o momento. (Foto: Força Aérea Brasileira)

BRASIL - Por determinação do Presidente da República, o Ministério da Saúde participa da operação coordenada pelo governo federal para receber os brasileiros repatriados de Israel. A Pasta mobilizou quatro voluntárias da Força Nacional do SUS, sendo duas psicólogas e duas assistentes sociais, para apoiar no acolhimento dos repatriados que estavam em zona de conflito no país do Oriente Médio.

As profissionais darão suporte necessário no atendimento social e psicológico aos brasileiros que desembarcam no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Um voo pousou no Rio de Janeiro no início da madrugada deste sábado com 207 brasileiros a bordo. A aeronave partiu de Tel Aviv. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos para transportar 2,7 mil brasileiros que manifestaram interesse em retornar até o momento.

Leia também: 

Passa de 700 o número de brasileiros repatriados de Israel 

Terceiro voo de Israel com repatriados chega a São Paulo

Mais um avião com brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil

No total, desde a última semana, 701 brasileiros já retornaram de Israel com segurança ou estão a caminho do Brasil, após a mobilização de quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate.

As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.

O governo também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.