Reação

Diretor é exonerado do Ministério da Saúde após vídeo de dança sexual

Apresentação de cunho sexual realizado no 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil.

Ipolítica, com Folha de S. Paulo

Atualizada em 08/10/2023 às 09h49
Dança ocorreu no intervalo de uma das palaestras
Dança ocorreu no intervalo de uma das palaestras (Reprodução/X)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde anunciou na noite de sábado (7) que adotou as devidas providências para a exoneração, a pedido, de Andrey Lemos da diretoria do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde.

A decisão ocorreu depois de a ministra da Saúde, Nísia Trindade, publicar um vídeo afirmando ter sido surpreendida com a apresentação de funk considerada "inapropriada" pela pasta durante um evento oficial.

Lemos foi considerado o responsável pela contratação do número com cenas de cunho sexual realizado no 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil.

"O Ministério da Saúde reforça que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro. O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural."

"Ontem tomei conhecimento de um fato inadmissível, que causou grande comoção em nossa sociedade, ligado a uma manifestação que fez parte do 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil", disse Nísia no vídeo.

"Naquele momento, eu estava em uma importante agenda nas cidades de Diadema e Mauá, em São Paulo. (...) Ao mesmo tempo, comecei a apurar responsabilidades pelo ocorrido. Hoje, diante da gravidade do fato, foi afastado o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo que aconteceu."

“Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da pasta da Saúde e do governo liderado pelo presidente Lula”, completou

Trindade também registrou que o Ministério da Saúde, em nota, lamentou o episódio, e disse repudiá-lo "veementemente". "Criamos imediatamente uma curadoria para evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos próximos eventos da nossa pasta", acrescentou.

Crise - A crise iniciou-se na sexta-feira (6), um dia após um grupo se apresentar no intervalo do 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prova), promovido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, subordinado à Secretaria de Atenção Primária.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma mulher dançando funk ao som da música "Batcu", de Aretuza Lovi com participação de Valesca Popozuda.

Opositores chamaram a apresentação de "erótica", e governistas concordaram que a dança era inapropriada.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.