8 de janeiro

STF forma maioria para condenar cinco réus pelos atos de 8 de janeiro

Moraes foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. 

Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações, votou pela condenação, com penas entre 12 e 17 anos.
O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações, votou pela condenação, com penas entre 12 e 17 anos. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesse domingo (1º) para condenar mais cinco réus pelos atos criminosos de 8 de janeiro.  

No entanto, ainda não há maioria para definir qual será o tempo de pena de cada um dos condenados  

As ações estão sendo analisadas por meio do plenário virtual e os votos podem ser publicados até a noite desta segunda-feira. 

O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações, votou pela condenação, com penas entre 12 e 17 anos, os réus: João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana Da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves, Davis Baek e Moacir José dos Santos.  

Moraes foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.   

Cristiano Zanin acompanhou o relator com ressalvas em relação às penas. Ele votou por menos tempo de prisão para os cinco réus.  Já André Mendonça divergiu do voto do relator.   

Os cinco foram acusados pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.