BRASÍLIA- Aprovado Projeto que cria o Programa Desenrola Brasil para refinanciar dívidas pessoais e estabelece normas que facilita o acesso ao crédito e diminui inadimplência e superendividamento. Texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As regras do Desenrola tramitaram na forma de uma medida provisória, que perde validade nesta terça (3). Após acordo entre líderes e o governo, o texto foi incluído em um projeto de lei, de autoria do deputado Elmar Nascimento (União-BA), que propõe limitar os juros rotativos do cartão de crédito.
Juros do cartão
Atualmente, a taxa média anual dos juros rotativos do cartão de crédito é de 445,7%. O rotativo do cartão de crédito ocorre quando o cliente não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o mês seguinte.
O projeto não impõe o valor do teto, mas dá prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as emissoras de cartões apresentem uma proposta de teto, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Saiba Mais
- Comissão do Senado aprova nomes para duas diretorias do Banco Central
- Senado aprova fim de multa para advogado que abandona processo penal
- Senado rejeita nomeação de Igor Roque, indicado por Lula, para DPU
- Comissão do Senado aprova projeto que prorroga desoneração da folha
- ‘Brasil não se encontra em situação de equilíbrio’, diz diretor da IFI
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.