Agenda

Brandão vai a Goiás para participar de Fórum de Governadores

Chefe do Executivo participará de debates sobre a reforma tributária e segurança pública junto a outros governadores.

Ipolítica

No início da semana Brandão esteve no Senado após reunião do Consórcio Nordeste
No início da semana Brandão esteve no Senado após reunião do Consórcio Nordeste (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) embarca nesta sexta-feira (29) para o estado do Goiás, onde participará do Fórum de Governadores do Brasil Central. O evento deve contar com a presença de pelo menos, mais seis chefes de Executivo. 

Na pauta, temas são comuns aos estados, como a reforma tributária, a segurança pública e maior participação das unidades federativas no Orçamento da União. 

“Estamos em Goiás para participar do Fórum de Governadores do Brasil Central. Momento de debate sobre temas de interesse comum aos estados, visando o desenvolvimento e oportunidades para a região e, também, para o país”, destacou Brandão.

Anfitrião, o governador Ronaldo Caiado é quem receberá Brandão e os demais participantes do fórum. O evento ocorrerá em Rio Quente, e reunirá sete estados da federação. 

Além do maranhense, participarão do fórum os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Ronaldo Caiado.

Todos os gestores participarão do painel que tem como tema “Brasil Central: Oportunidades e Desafios”.

O diretor executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos (IMB), Erik Alencar, vai debater em um segundo painel os impactos da Reforma Tributária na região do Brasil Central.

A segurança pública também será tema do encontro com a participação dos secretários estaduais dos estados que compõem o bloco para assinatura de protocolo de intenções e troca de experiências. Goiás vai apresentar dados que mostram quedas históricas nos índices de criminalidade, bem como destacar os investimentos realizados na área.

Leia também: Câmara discute fim do saque-aniversário do FGTS

Consórcio

No início da semana Brandão esteve em assembleia geral do Consórcio Nordeste, que consolidou parceria do bloco com o Banco Mundial. 

Na ocasião, houve a assinatura de um Memorando de Entendimento que visa o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde que torne a região um hub mundial desta fonte de energia. 

Os estados do Nordeste planejam desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga. Além disso, querem explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.