Relatório

CPI da Americanas vota relatório final nesta terça

Em seu texto, o relator Carlos Chiodini sugere quatro projetos de lei para melhorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas para evitar fraudes.

Agência Câmara

Colegiado vai se reunir nesta terça para votar relatório final
Colegiado vai se reunir nesta terça para votar relatório final (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que apura fraude na Americanas reúne-se na próxima terça-feira (26) para votar o relatório do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), apresentado no dia 5.

Em seu texto, Chiodini sugere quatro projetos de lei para melhorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas para evitar fraudes.

O relator não apresenta nenhuma conclusão quanto a possíveis responsáveis sobre a fraude contábil de R$ 20 bilhões na empresa varejista, justificando que seria imprudente incriminar responsáveis sem provas conclusivas e com os inquéritos policiais ainda em andamento.

Na última terça-feira (19), os deputados Alfredinho (PT-SP) e Tarcísio Motta (Psol-RJ), em conjunto com a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), protocolaram dois votos em separado.

Leia também: Deputado Nikolas Ferreira move ação contra Eliziane Gama

Não concordam

Eles discordam da posição do relator de não incriminar responsáveis pelas fraudes. Os deputados responsabilizam os principais acionistas do grupo Americanas S/A, os administradores das empresas de auditoria externa e instituições bancárias.

Os votos em separado só são colocados em votação se o relatório oficial for rejeitado.

O prazo para a CPI concluir seus trabalhos termina em 26 de setembro.

A reunião será realizada às 15 horas, no plenário 7.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.