BRASÍLIA - O Cidadania confirmou neste sábado (9) o afastamento do ex-deputado federalRoberto Freire de sua presidência. O comando da sigla, agora, ficará a cargo de Plinio Comte Bittencourt.
Freire comandava o partido há mais de três décadas, mas as divergências sobre os rumos da legenda se aprofundaram neste ano, em meio a uma divisão sobre integrar ou não a base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Freire era contrário à ideia.
Recentemente, as divergências internas culminaram em um bate-boca entre dirigentes partidários durante uma reunião online.
“Comunico minha saída da Direção Nacional. Desnecessário dizer que é irrevogável. Encerro, assim, uma longa vida neste partido, o único desde o PCB nos idos de 1962 do século passado”, disse Roberto Freire, em nota.
Comte Bittencourt, por sua vez, afirmou aceitar a indicação para presidir o Cidadania “com o propósito único de unir o partido em torno dos valores democráticos que sempre nortearam nossa atuação política”.
O Cidadania elegeu apenas cinco deputados em 2022, mas participa de uma federação com o PSDB e, assim, conta com 18 representantes em sua bancada na Câmara.
Saiba Mais
- "Semana Registre-se!" atende 55 comunidades indígenas no Maranhão
- Mutirão garante documentação básica e direitos a indígenas em Arame
- Transgênero recebe primeira certidão com alteração de nome e gênero do Estado
- Uso do nome social está em processo de expansão
- Consulta pública sobre revisão das regras de adoção fica aberta até 4 de novembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.