Celebração

Conheça a história da origem do Dia dos Pais

Por que o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto? Quando surgiu a comemoração? Descubra a origem do Dia dos Pais.

Imirante, com informações da BBC

Conheça origem do Dia dos Pais.
Conheça origem do Dia dos Pais. (Foto: Reprodução/Freepik)

BRASIL - Já é uma tradição brasileira comemorar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto. Quando o mês chega, famílias em todo o país se preparam para celebrar essa ocasião especial. As lojas e os centros comerciais ficam repletos de opções de presentes, desde gravatas elegantes até ferramentas úteis, enquanto os restaurantes planejam cardápios especiais para almoços e jantares em família.

No Brasil, a ideia de criar uma data para celebrar os pais começou a ganhar força na década de 1950, mas foi somente nos anos 1970 que a comemoração se consolidou. A primeira vez que o Dia dos Pais foi comemorado foi em 16 de agosto, data que o catolicismo reserva a São Joaquim, conhecido por ser o pai de Maria. 

Posteriormente, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto e São Joaquim, ao lado de sua mulher, Santa Ana, avós de Jesus Cristo, são celebrados no Dia dos Avós, em 26 de julho. 

Apesar do viés religioso, o Dia dos Pais foi criado com fins comerciais no Brasil. A ideia veio do publicitário Sylvio Behring, diretor do jornal e da rádio Globo, que tinha o propósito de atrair anunciantes. A proposta rendeu a ele o prêmio de Publicitário do Ano, segundo o Dicionário Histórico Biográfico da Propaganda no Brasil.

A origem do Dia dos Pais

No entanto, a origem do Dia dos Pais data do início do século 20. Segundo o psicólogo social Sérgio Silva Dantas, professor de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, "a origem da comemoração é americana". 

A primeira celebração aos pais foi realizada em 1908, na cidade de Fairmont, na Virginia, nos Estados Unidos. No ano anterior, uma explosão em uma mina de carvão vitimou cerca de 250 pais. Em homenagem, as famílias se reuniram na Igreja Metodista da cidade.

De acordo com a história que própria congregação divulga atualmente, uma mulher chamada Grace Golden Clayton foi quem organizou a homenagem. 

"Ela ficou perturbada ao pensar em todas aquelas crianças crescendo sem a figura paterna, e queria fazer algo para honrar a importância da paternidade. Ela pediu ao pastor que reservasse um dia especial para comemorar os pais - e escolheu o domingo mais próximo do aniversário de seu falecido pai, também pregador metodista", informa o texto. 

Entretanto, não foi a partir desse evento que a celebração ganhou os Estados Unidos e o mundo. Ideias semelhantes começaram a se espalhar pelo país até chegarem ao Congresso americano, mas o percurso para a data se firmar foi longo. 

Foi somente em 1966 que o presidente Lyndon Baines Johnson determinou que no terceiro domingo de junho fosse celebrado o Dia dos Pais. Porém, apenas em 1972 que o presidente Richard Nixon assinou uma lei que transformava a data em um feriado nacional. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.