Escapou

Conselho de Ética arquiva processo de Duarte Jr. contra Zambelli

Relator do caso, o deputado federal João Leão (PP-BA), mudou voto.

Ipolítica

Carla Zambelli, por ora, escapou de cassação
Carla Zambelli, por ora, escapou de cassação (Paulo Sergio / Agência de Câmara)

BRASÍLIA - O Conselho de Ética decidiu arquivar, nesta quarta-feira (9), por 15 votos a 4, um processo que tramitava no colegiado e que poderia cassar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

A parlamentar foi levada ao Conselho pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA), após este ter sido xingado pela deputada durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública destinada a ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino, em abril.

O arquivamento ocorreu após o relator da ação, o deputado João Leão (PP-BA), mudar o seu voto e se manifestar pela inadmissibilidade do caso, ou seja, a não continuidade do processo. Na semana passada, Leão havia votado pela continuidade da ação.

“Eu acho que este conselho está maduro. Eu acho que a repercussão desse caso foi muito grande. Eu tenho acompanhado todas as sessões da Casa, […] os ânimos caíram, se arrefeceram. Então, em função disso tudo, nós vamos dar uma oportunidade à Casa, à deputada Carla Zambelli e a todos aqueles que estão com problemas, de nós pegarmos isso aqui e vamos nisso republicanamente. Eu voto pela inadmissibilidade”, disse Leão.

Jerry - Outro processo que está em vias de ser julgado pelo colegiado é o aberto pela deputadoa Julia Zanatta (PL-SC) contra Márcio Jerry (PCdoB).

Na semana passada o deputado Ricardo Maia (MDB-BA), relator do caso, apresentou parecer também pelo arquivamento. Aliado de Zanatta, Alexandre Ramagem (PL-RJ) pediu vista e adiou a votação do relatório.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.