CPI

CPI das Pirâmides Financeiras vai ouvir o "Sheik dos Bitcoins" nesta quinta

Francisley [sheik] é proprietário da Rental Coins, uma empresa de aluguel de criptomoedas, e investigado por supostamente participar de esquema de pirâmide financeira que causou prejuízos de mais de R$ 1,1 bilhão.

Ipolítica, com informações da Câmara

Esquema de pirâmide financeira é investigado por CPI
Esquema de pirâmide financeira é investigado por CPI (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - Conhecido como Sheik dos Bitcoins, o empresário Francisley Valdevino da Silva será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a fraude das Pirâmides Financeiras em oitiva marcada para esta quinta-feira. 

Francisley é proprietário da Rental Coins, uma empresa de aluguel de criptomoedas, e investigado por supostamente participar de esquema de pirâmide financeira que causou prejuízos de mais de R$ 1,1 bilhão a investidores entre os anos de 2019 e 2022 no país.

A empresa e o Sheik das Bitcoins foram alvo de denúncia formalizada pelo Ministério Público Federal do Paraná, pelos crimes de constituição de organização criminosa, estelionato, obtenção de ganhos ilícitos, lavagem de dinheiro internacional e oferta de valores mobiliários sem registro.

O autor do requerimento para a audiência é o deputado Júnior Mano (PL-CE). Segundo ele, o depoimento será útil para "obter informações detalhadas sobre as atividades da Rental Coins, o funcionamento do esquema de pirâmide financeira, a forma como os investidores foram lesados e quais medidas serão tomadas para ressarcir os prejuízos causados".

Leia também: Cristiano Zanin toma posse nesta quarta como ministro do STF

O depoimento ocorrerá no fim da manhã de hoje.

Desde o primeiro semestre os parlamentares tentam ouvir o empresário. Duas audiências chegaram a ser marcadas, mas precisaram ser adiadas posteriormente.

 Os supostos crimes cometidos por Francisley atingiram milhares de pessoas no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.