Vai à Justiça Estadual

Gilmar Mendes anula operação da PF contra FGV

Decisão foi proferida em março deste ano.

Ipolítica

Mendes entendeu que competência para julgar o caso é estadual
Mendes entendeu que competência para julgar o caso é estadual (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular todas decisões da Justiça Federal do Rio de Janeiro que deflagram operação que investigou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A informação é do site Metrópoles, que revela que a decisão foi proferida em março deste ano. Gilmar determinou ainda que a investigação fosse remetida à Justiça Estadual.

Em novembro do ano passado, Mendes já havia suspendido a Operação Sofisma, que apurava um suposto esquema de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro.

Em sua decisão, o ministro acolheu, em parte, um pedido feito pela FGV. A instituição também queria o trancamento da investigação, o que não foi acolhido por Gilmar. Após a decisão, caberá à Justiça do Rio e ao Ministério Público Estadual analisarem os fatos que, até então, estavam nas mãos da PF e do Ministério Público Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.