BRASÍLIA- O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante entrevista ao portal Metrópoles que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “tem o direito constitucional” de concorrer à reeleição ao Planalto em 2026.
“O presidente Lula tem direito constitucional à reeleição. Não vai precisar mudar a Constituição para se reeleger. Grande parte das pessoas que eu conheço defendem que o Lula seja candidato em 2026. E é claro que eu defendo”, declarou o ministro.
Haddad não negou chance de concorrer a presidência, mas disse que “o sujeito que está em um cargo e está pensando em eleição, a chance dele ser exitoso vai diminuir”.
O ministro da Fazenda afirmou ainda que quando chegar no momento certo o presidente Lula irá decidir sobre o tema. Mas que tudo deve “confluir para o nome dele”.
“O presidente Lula terá um candidato. Ele próprio ou alguém que ele indicar. Lula é uma pessoa madura. Sabe que vai fazer 78 anos esse ano. Mas, para ele, o Brasil é a coisa mais importante do mundo e ele vai lutar por esse país o quanto precisar […]. Ele não vai pestanejar sobre isso”, afirmou.
Haddad disse haver chances de Lula ser candidato novamente, “por tudo o que representa para nós”. Mas que se isso não se concretizar, será “alguém que possa representar o projeto que ele liderou esse tempo todo”.
“Da mesma forma que a extrema direita vai ter o seu candidato. […] É natural que essas duas forças, o atual governo e o anterior –que fez 49% dos votos e está aí na disputa pela oposição–, possa vir se apresentar. Esse é o caminho natural das coisas. Muita coisa pode acontecer até 2026″, declarou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.