BRASÍLIA - Incentivada pelo Palácio do Planalto, cresce nos bastidores a tese de uma possível candidatura do atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026.
A informação é do portal Metrópoles.
Ministros palacianos acreditam que Cappelli se apresenta como uma opção competitiva para a esquerda no pleito, especialmente com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Seguindo essa estratégia, membros do Planalto afirmam que Lula pretende aumentar a visibilidade de Cappelli no governo até 2026, priorizando ações relacionadas a Brasília.
Um exemplo disso ocorreu após as invasões golpistas de 8 de Janeiro, quando o presidente nomeou Cappelli como interventor federal na área de segurança pública do DF.
Em abril, o secretário-executivo foi escolhido por Lula para assumir interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sendo o número dois de Flávio Dino no Ministério da Justiça.
Com formação em jornalismo, Cappelli acumula vasta experiência em cargos na administração pública. Durante mais de 20 anos, foi filiado ao PCdoB, mas em 2021, deixou a sigla, seguindo o mesmo caminho de Dino, que também saiu do partido
Em 2026, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), estará encerrando seu segundo mandato, sem possibilidade de reeleição
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.