GOIÁS - O ex-presidente da República, José Sarney (MDB), acompanhará o presidente Lula (PT) em agenda oficial nesta sexta-feira e será homenageado pelo petista.
A informação foi dada por Lula na manhã de hoje (15) durante entrevista concedida a veículos de imprensa de Goiás.
Trata-se da inauguração do último trecho da Ferrovia Norte-Sul, obra iniciada em 1987, durante o mandato de Sarney na Presidência da República.
O gesto de Lula é um reconhecimento à iniciativa de Sarney, de um empreendimento de relevância, mesmo depois de passados 30 anos do início.
Na entrevista, Lula destacou o fato de Sarney ter dado o primeiro passo para a obra.
Ao todo, foram investidos R$ 4 bilhões na obra.
“Estou pretendendo levar o presidente (sic) Sarney, que foi ele que, em 1987, começou essa ferrovia lá no Maranhão. Ela demorou 30 anos para ser feita, mas finalmente está pronta. Eu estarei muito feliz amanhã para inaugurar”, disse.
Leia também: Lula vai a Belém para anúncio oficial da COP30
Ferrovia
A ferrovia Norte-Sul é fundamental para o desenvolvimento ferroviário do país por ser considerada uma espinha dorsal do sistema. Ela passa pelas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste e faz a ligação entre os portos do Itaqui (MA) e Santos (SP), por meio de trilhos operados por três concessionárias.
O trecho norte da ferrovia, entre Porto Nacional e Açailândia (MA), é administrado pela VLI, e, de Açailândia ao porto de Itaqui, pela Vale, por meio da Estrada de Ferro Carajás. Com o trecho sob gestão da VLI, a Norte-Sul tem, ao todo, 2.257 quilômetros de extensão.
O trecho que será inaugurado por Lula nesta sexta-feira em Rio Verde (GO), fica situado numa das mais ricas cidades do agronegócio no país.
Em 2019 o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inaugurou o primeiro trecho da malha da Rumo na Norte-Sul, entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste.
Saiba Mais
- Em pronunciamento, Lula diz que vai cuidar do povo e economia é forte
- Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em Minas Gerais
- Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ
- Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC
- Lula faz última reunião do ano com todos os ministros
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.