Deputado cassado

Defesa de Dallagnol recorre ao TSE contra decisão que cassou mandato

No pedido, apresentado no dia 7 de junho, os advogados pedem que a decisão do TSE seja suspensa até que o recurso seja analisado.

Ipolítica com g1

Deltan Dallagnol foi cassado no dia 16 de maio pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa.
Deltan Dallagnol foi cassado no dia 16 de maio pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa. (Lula Marques / Agência Brasil)

BRASÍLIA- A defesa do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) recorreu da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou seu mandato parlamentar na Câmara dos Deputados.

No pedido, apresentado no dia 7 de junho, os advogados pedem que a decisão do TSE seja suspensa até que o recurso seja analisado. Caberá ao relator do processo, o corregedor-geral Benedito Gonçalves, analisar o pedido.

Na sexta, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) ficará com a vaga de Deltan.

Cassação de Dallagnol

No dia 16 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, o mandato do deputado por entender que Deltan Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador da República enquanto tramitavam processos administrativos que poderiam torna-lo inelegível, se fosse condenado. 

Segundo a acusação, Deltan também não poderia ter concorrido por ter saído do Ministério Público Federal (MPF) durante a tramitação de processos administrativos disciplinares contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.