Opinião pública

Governo Lula tem queda na aprovação, mostra pesquisa

Segundo pesquisa IPEC, a avaliação positiva caiu de 39% para 37%, o grupo que reprova o governo petista subiu de 26% para 28%.

Ipolítica

Atualizada em 09/06/2023 às 09h50
A avaliação positiva caiu de 39% para 37%.
A avaliação positiva caiu de 39% para 37%. (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve queda na aprovação dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo IPEC nesta sexta-feira (9). A avaliação positiva caiu de 39% para 37%.

O grupo que reprova o governo petista também subiu de 26% para 28%, os que não sabem ou não responderam são 3%. As variações estão dentro da margem de erro, mas mostram uma tendência de queda na opinião pública em relação ao Executivo federal neste primeiro semestre de governo.

Em março, no primeiro levantamento feito pelo instituto, 17 pontos percentuais separavam os grupos dos satisfeitos e o dos insatisfeitos. Hoje, na pesquisa que foi às ruas entre 1º e 5 de junho, essa distância está em nove pontos.

Ainda segundo a pesquisa, a região do Nordeste, única onde Lula teve mais votos que Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, a taxa de aprovação ao governo recuou de 55% para 45% desde abril. Ainda assim, os moradores da região permanecem como os que mais aprovam o governo.

Os sinais desfavoráveis surgem em meio à crise do governo com o Congresso e a dificuldade de formar uma base aliada. Por outro lado, vêm acompanhados de indicadores positivos na economia, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre e a desaceleração da inflação.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.