Ministérios

Lula deve fazer mudanças no Ministério do Turismo

Presidente deve trocar Daniela Carneiro por Celso Sabino no ministério. Presidente terá encontro com marido dela na semana que vem.

Ipolítica

Atualizada em 08/06/2023 às 14h04
Presidente deve trocar Daniela Carneiro por Celso Sabino no ministério.
Presidente deve trocar Daniela Carneiro por Celso Sabino no ministério. (Reprodução)

BRASÍLIA- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve promover mudanças no Ministério do Turismo. A expectativa é que a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ) seja substituída pelo também deputado federal Celso Sabino (União-PA). O convite, porém, ainda não foi feito.

A troca seria uma forma de amenizar os atritos na Câmara, o governo Lula vem enfrentando dificuldades na articulação dentro da Casa. O nome também seria o ideal pois não desagradaria ao senador Davi Alcolumbre que é o principal articulador do União Brasil junto ao governo. Ele foi quem articulou as indicações dos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).

Filiado ao União Brasil desde a fundação do partido, em 2022, Sabino demonstrou postura dúbia em votações sensíveis. Na última semana, foi favorável à MP dos Ministérios, pauta prioritária do Planalto, e também votou a favor do arcabouço fiscal, cuja aprovação contou com a articulação de Lira na Câmara. No entanto, o parlamentar se alinhou à oposição na discussão do projeto que define um marco temporal para a demarcação de terras indígenas, uma das mais recentes derrotas do governo junto ao Congresso.

Nesta semana, o marido de Daniela, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos), terá uma reunião com Lula. Ele demonstrou insatisfação com a troca no ministério. Encontrou-se com Sabino na quarta-feira para tentar negociar a permanência de sua mulher no cargo.

Daniela Carneiro balança no cargo desde que assumiu em janeiro, quando foram revelados em reportagem do Jornal Folha de S. Paulo que seu grupo político mantém há ao menos 4 anos vínculos com a família do ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado e preso sob acusação de chefiar uma milícia na Baixada Fluminense.

A ministra do Turismo recebeu o apoio da ex-vereadora Giane Prudêncio, mulher de Jura, nas eleições de 2018 e no ano passado. De acordo com a reportagem, o miliciano Jura também se envolveu de forma efetiva na campanha de Daniela há 4 anos, quando cumpria as condenações por homicídio e associação criminosa em regime semiaberto.

Em 2018, por exemplo, o criminoso considerado pela polícia como o chefe do chamado “Bonde do Jura”, estava nas ruas após ser nomeado, em junho de 2017, como assessor de uma secretaria da Prefeitura de Belford Roxo, comandada por Waguinho. O emprego lhe garantiu o benefício de trabalhar fora da cadeia.

O União Brasil tem três ministérios dentro do governo, mas apenas o ministério do Turismo está em negociação neste momento. Daniela é considerada distante da bancada do União Brasil. Ela move, junto com outros deputados do Rio, processo para mudar de partido sem perder o mandato. A ideia é migrar para o Republicanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.