MP dos ministérios

Senado aprova MP no último dia de prazo e confirma derrotas para Marina e Guajajara

O placar foi de 58 votos 'sim', contra 19 'não'. O texto já havia sido aprovado ontem na Câmara com 337 votos favoráveis e 125 contrários.

ipolítica

- Atualizada em 01/06/2023 às 14h25
O texto vai à sanção do presidente Lula (PT).
O texto vai à sanção do presidente Lula (PT). (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA- Senadores aprovaram nesta quinta-feira (1), a Medida Provisória 1.154/2023, que estabelece a nova estrutura administrativa da Esplanada dos Ministérios. O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O placar foi de 58 votos 'sim', contra 19 'não'. O texto já havia sido aprovado ontem na Câmara com 337 votos favoráveis e 125 contrários.

A discussão da MP no Congresso Nacional evidenciou a insatisfação de deputados com a articulação do governo e Lula teve que entrar pessoalmente na negociação. Diante do impasse ontem, o governo liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares, um recorde para o ano

Principais Mudanças 

Parte dos pontos alterados representa uma derrota para o governo Lula. Isso porque, com as mudanças, as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara perderam poderes.

Meio Ambiente: Marina Silva perdeu o controle sobre três sistemas de informação sobre saneamento básico, deslocados para o Ministério das Cidades. A ministra também não controlará mais o Cadastro Ambiental Rural, que migrará para o Ministério da Gestão.

Povos Indígenas: Sônia Guajajaras pelo texto, deixará de ter a gestão da demarcação de terras indígenas, função que passará a ser do Ministério da Justiça, pelo texto aprovado.

 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.