STF

Gilmar Mendes comenta indicação de Zanin: "Notícia alvissareira"

Ministro do STF diz que advogado do presidente Lula é "brilhante".

Ipolítica

Mendes declarou que Zanin "sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico"
Mendes declarou que Zanin "sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico" (Divulgação)

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu com entusiasmo, nesta quinta-feira (1º), à confirmação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará seu advogado, Cristiano Zanin, para compor a corte.

A vaga aberta no Supremo decorre da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, ocorrida em abril deste ano.

“É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”, disse Mendes, em publicação nas redes.

Mais cedo, antes do início da sessão do STF desta quinta, o ministro Luiz Fux disse a jornalistas considerar "ótima" a escolha feita pelo pelo presidente.

Já o ministro André Mendonça, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desejou ao advogado "sucesso" no caminho que ele terá de percorrer no Senado para ser aprovado. "Quero desejar sucesso na trajetória no Senado. Eu entendo que é uma prerrogativa do presidente da República. Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que a princípio eu entendo que ele tem", disse Mendonça.

Lava Jato - Zanin foi o advogado responsável pela defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato, quando ganhou notoriedade nacional e internacional.

Foi a partir de um processo encabeçado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição para ele participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.

Após a indicação, o advogado passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia confirmado o nome de Zanin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.