Paralisação

Servidores da Agência Nacional de Mineração entram em greve de dois dias

A greve se encerra nesta terça-feira (30). Os servidores protestaram contra a falta de infraestrutura no órgão.

Imirante.com

A greve se encerra nesta terça-feira (30).
A greve se encerra nesta terça-feira (30). (Foto: Divulgação)

BRASIL - Os servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) decidiram entrar em greve geral de dois dias nessa segunda-feira (29). A paralisação é um protesto contra a falta de infraestrutura no órgão.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), a greve deve continuar até esta terça-feira (30). Os servidores protestam pela correção da disparidade salarial entre a ANM e outras agências, bem como o fortalecimento da estrutura de cargos e a recomposição do quadro de pessoal.

Para o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, o momento é de reavaliação por parte do governo. “Agora é necessário que o governo reavalie os vetos da estruturação e nivelamento dos servidores com os vencimentos das demais 10 agências reguladoras.”

O movimento reivindica ainda que a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) seja repassada integralmente e que o Fundo Nacional de Mineração (Funam) seja reformulado.

A agência é responsável pela administração dos recursos mineirais no país, atuando na fiscalização de atividades como garimpo ilegal e segurança de barragens. A ANM é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.