Anulação

STF anula condenação do ex deputado Eduardo Cunha na Lava Jato

Cunha havia sido condenado há 16 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em desdobramentos da Operação Lava Jato.

Ipolítica

STF anula condenação de Eduardo Cunha na Lava Jato.
STF anula condenação de Eduardo Cunha na Lava Jato. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

BRASÍLIA- O Supremo Tribunal Federal (STF), anulou uma condenação do ex-deputado Eduardo Cunha. Ele havia sido condenado há 16 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em desdobramentos da Operação Lava Jato.

Na decisão, a Suprema Corte Brasileira determinou o envio do processo de Cunha para a Justiça Eleitoral, assim caberá ao novo juiz se institui a pena ou começa o processo novamente da estaca zero.

No julgamento, a Segunda Turma do STF analisou um recurso da defesa de Eduardo Cunha contra uma decisão do relator, Edson Fachin, de negar um pedido para que fosse declarada a incompetência da Justiça Federal no caso, ou seja: que a jurisdição não poderia julgar o ex-deputado em um caso envolvendo suposto pagamento de propinas a ele em um contrato da Petrobras para fornecimento de navios-sonda. 

Assim prevaleceu um entedimento de março de 2019, onde a maioria do plenário do STF decidiu ser competência da Justiça Eleitoral, julgar ações de crimes eleitores conexos por ser especializada, e ter prevalência sobre a Justiça comum, seja federal ou estadual. 

Condenação de Cunha

Em setembro de 2020, o então juiz responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância no Paraná, Luiz Antonio Bonat, condenou Cunha a 15 anos de prisão por supostamente receber R$ 1,5 milhão em vantagens indevidas a partir do contrato referente aos navios Petrobras 10.000 e Vitória 10.000.



 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.