Mudanças

Novo RG não terá campo 'sexo' nem distinção entre nome de registro e social

A alteração foi anunciada nesta sexta-feira (19) pelo Ministério de Gestão e Inovação e deve ser implementada até o final de junho.

Imirante.com

Estados terão até o dia 23 de novembro para aderirem à emissão do novo documento.
Estados terão até o dia 23 de novembro para aderirem à emissão do novo documento. (Foto: divulgação)

BRASIL - Ainda em fase de implementação, a nova carteira de identidade passa a ser emitida no país com duas novas mudanças. As alterações foram anunciadas pelo Ministério de Gestão e Inovação nesta sexta-feira (19).

A partir de agora, não há mais distinção entre o nome social e nome de registro civil. Os dois campos foram unificados. Outro campo que sofre alteração é o de "sexo", que foi extinto na nova carteira.

De acordo com o governo, as mudanças foram implementadas a partir de um pedido do  Ministério dos Direitos Humanos a fim de tornar o documento mais inclusivo.

A previsão é de que as novas regras sejam publicadas em junho no "Diário Oficial da União" e passam a valer de forma imediata. O prazo para os estados aderirem à emissão do novo documento é até o dia 23 de novembro.

Apesar de alterarem o formato do documento atual, na prática, as novas regras apenas retornam à forma convencional do RG que tem sido emitido nas últimas décadas. A carteira de identidade antiga também não trazia o campo "sexo" e o nome social substituía o nome original de registro. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.