No senado

'Se o senhor é da SWAT, eu sou dos Vingadores', diz Dino a Marcos do Val

Os dois bateram boca durante audiência da Comissão de Segurança do Senado sobre os atos de 8 de janeiro.

Ipolítica com g1

Flávio Dino durante audiência no Senado.
Flávio Dino durante audiência no Senado. (Tom Costa/MJSP)

BRASÍLIA- Nesta terça-feira (9), durante reunião da Comissão de Segurança Pública do Senado, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), discutiu com o senador Marcos do Val (Podemos-ES) quando questionado sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

O bate boca teve início quando o parlamentar disse esperar que o ministro seja afastado, responsabilizado e preso pelos estragos promovidos por vândalos nas sedes dos Três Poderes.

Do Val exibiu um vídeo da entrevista de Dino, concedida após os atos golpistas.

"O senhor coloca a questão de que o presidente tinha ciência [dos atos]. Eu sempre disse isso para todos vocês, desde o dia 9 de janeiro. Aqui não é CPMI [dos Atos Golpistas], eu tenho todo o material aqui, comprovando tudo e mais outras coisas, que vou apresentar na CPMI. E eu espero que o ministro seja, consequentemente, afastado e, se possível, até preso, como foi o ministro André Mendonça, aliás, André Mendonça não, o ministro Anderson Torres, que nem no Brasil estava", afirmou do Val.

Em resposta a Marcos do Val, Dino disse que não dispensou a Força Nacional no dia dos atos, e que não recebeu relatórios da Agência Brasileira de Inteligência sobre possíveis ataques.

"O senhor pergunta: 'o presidente Lula foi avisado?'. Claro que foi. Quando eu cheguei, eu telefonei pra ele, e eu digo na entrevista que o senhor mostrou: 'Claro que ele já sabia'. É porque em Araraquara [onde Lula estava no dia 8 de janeiro] tem televisão", afirmou o ministro.

Dino disse ainda que o senador faz vídeos agressivos e obsessivos contra ele nas redes sociais. Disse ainda que o parlamentar faz "construções mentais muito singulares que não tem ligação com os fatos".

Na sequência, o ministro ironizou o senador, que se apresenta como instrutor da SWAT, grupo tático especial da polícia norte-americana.

"Não precisa o senhor ir para a porta do Ministério da Justiça fazer vídeos de internet. Porque, se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores, o senhor conhece? Capitão América....", afirmou o ministro da Justiça em referência à série de filmes sobre super-heróis.

A fala do ministro provocou risos dos presentes na audiência pública.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.