Armas

Dino afirma que prazo para recadastramento de armas não será prorrogado

O ministro da Justiça afirmou que houve redução no número de requerimentos de registro e de porte entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023.

Ipolítica com g1

Dino não prorrogará prazo para recadastramento de armas.
Dino não prorrogará prazo para recadastramento de armas. (José Cruz / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O ministro da justiça e segurança pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que não haverá prorrogação do prazo para recadastramento de armas no Brasil. O prazo atual termina na quarta-feira (3).

A medida foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1° de fevereiro e terminaria em abril. No entanto, o governo resolveu prolongar o prazo para que donos de armas de fogo procurassem a Polícia Federal para fazer o registro, se encerrando nesta quarta-feira.

Dino informou que 911.296 armas já foram recadastradas junto à PF. O número é bem próximo do registrado no Sigma, sistema mantido pelo Exército: 933.233. "Temos um andamento bastante positivo e, portanto, não haverá prorrogação. Ao final do prazo, a PF vai aplicar a lei, as armas se tornarão ilegais”, afirmou Dino.

O cadastro deverá conter a identificação da arma e do proprietário — incluindo o nome, CPF ou CNPJ, endereço de residência e do acervo.

Apesar da centralização do registro de armas, o cadastro não substituirá a comprovação de requisitos para obtenção da posse ou porte.

A política de recadastramento busca reverter a flexibilização de armas que aconteceu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Ministério da Justiça diz que houve redução nos requerimentos de registro de armas de fogo na comparação entre os meses de janeiro de 2022 e 2023.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.