CPI

PL deverá ficar com presidência da CPI do 8 de janeiro, governo luta por espaço

Deputado André Fernandes (PL-CE) deve ser indicado à presidência da comissão mista, que inclui também senadores.

Ipolítica com CNN

André Fernandes é cotado para presidência da Comissão.
André Fernandes é cotado para presidência da Comissão. (Câmara dos depurtados)

BRASÍLIA- O Partido Liberal (PL) deve indicar o presidente Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de janeiro. O nome cotado é do deputado federal André Fernandes (PL-CE). 

Como Fernandes é autor do pedido de criação da comissão mista, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, tem afirmado que logicamente a legenda ficará no comando da comissão, seja pela presidência ou pela relatoria. A decisão passa por um acordo interno das siglas e dos futuros integrantes da CPMI.

Por se tratar de comissão mista, haverá tanto deputados quanto senadores. Por isso, como a presidência deve ficar com um deputado para manter o equilíbrio a relatoria deverá ficar com um senador.

Com o cenário de enfraquecimento do governo devido a demissão do ministro Gonçalves Dias do gabinete de Segurança Institucional, o governo briga para não ficar de fora da mesa de comando da CPMI.

Além das funções de presidente e relator, há a vaga de vice-presidente e os primeiros substitutos da mesa.

Do lado governista, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) estão entre os possíveis nomes que serão indicados.

A quantidade de membros das CPMI pode ser de, pelo menos, 60 pessoas, entre suplentes e titulares. O número exato é fixado no ato de sua criação, devendo ser igual a participação de deputados federais e senadores.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.