Aracruz

MST invade área da Suzano no Espírito Santo

Em Belo Horizonte, invasores ocuparam sede do Incra.

Ipolítica, com informações da CNN

Atualizada em 19/04/2023 às 12h32
Invasores mobilizaram-se também na sede do Incra, em Belo Horizonte
Invasores mobilizaram-se também na sede do Incra, em Belo Horizonte (Divulgação/MST)

ARACRUZ - O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiu uma propriedade da Suzano, em Aracruz, no Espírito Santo. A mobilização iniciou-se na madrugada desta segunda-feira (17).

Os invasores alegam que a área  é patrimônio do Governo do Estado e que estaria sendo grilada há anos pela antiga Aracruz Celulose, que foi incorporada pela Suzano.

“A informação partiu do IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal) na qual aponta que a Aracruz Celulose, atual Suzano, grila terra no estado há mais de três décadas, nos municípios de Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Chegando no total de mais de 11 mil hectares”, diz uma nota do MST.

“Queremos essas áreas para a Reforma Agrária, produzir alimentos saudáveis e acabar com a fome. Essas áreas podem assentar mais de mil famílias, se o governo do estado através do Incra destinar a criação de assentamento da reforma agrária.”

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Suzano informaram à CNN que devem entrar com pedido de reintegração de posse da área ocupada.

No início de março, o MST ocupou três fazendas de monocultivo de eucalipto da empresa Suzano, em Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no sul do estado da Bahia.

A reintegração de posse das três fazendas ocorreu pouco mais de uma semana depois da invasão das propriedades. A saída dos locais, em cumprimento a uma decisão da Justiça, ocorreu de forma pacífica e organizada.

Belo Horizonte - Em Belo Horizonte, outro movimento de invasores do MST. Também nesta segunda, cerca de 400 do movimento iniciaram a ocupação da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas Gerais.

Segundo o MST, a ação faz parte da 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre em todo o Brasil neste mês de abril. A data marca os 27 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, no qual 21 agricultores foram mortos.

Veja a nota da Suzano abaixo:

NOTA IMPRENSA -

 Em decorrência da invasão ilegal promovida no dia 17/04 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em duas áreas produtivas localizadas no município de Aracruz, no Espírito Santo, a companhia ingressou na mesma data com ação judicial buscando a reintegração de sua posse. A Justiça já concedeu decisão favorável à empresa, o que reforça a ilegalidade das invasões, e agora a empresa aguarda o cumprimento da decisão judicial.

A empresa sempre esteve aberta ao diálogo com o MST, enquanto ele esteve pautado no cumprimento das leis e no respeito à propriedade privada.

A companhia também reforça que cumpre integralmente as legislações ambientais e trabalhistas aplicáveis às áreas em que mantém atividades, tendo como premissas em suas operações o desenvolvimento sustentável e a geração de valor e renda, reforçando assim seu compromisso com as comunidades locais e com o meio ambiente.

Assessoria de imprensa da Suzano


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.