Benefício

Enem: isenção de taxa de inscrição pode ser solicitada a partir de hoje (17)

Candidatos podem solicitar o benefício até o dia 28 de abril. Veja quem tem direito.

Imirante.com

Enem 2023 será aplicado em 5 e 12 de novembro.;
Enem 2023 será aplicado em 5 e 12 de novembro.; (Foto: Divulgação)

BRASIL - Candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir desta segunda-feira (17). O benefício pode ser pedido até o dia 28 de abril.

Saiba quem tem direito a isenção de taxa

  • Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;
  • alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Como solicitar o benefício?

Para solicitar a isenção, o candidato precisa entrar Página do Participante e informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido. Os resultados saem no dia 8 de maio. Caso a solicitação seja negada, o participante pode entrar com recurso entre os dias 8 e 12 de maio.

Quem estava isento no Enem 2022, mas não fez a prova deve justificar sua ausência na Página do Participante, anexando um atestado médico ou boletim de ocorrência, para ter direito a uma nova isenção.

Todos os candidatos que conseguiram o direito à isenção devem se inscrever no Enem entre 5 e 16 de junho. As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.