Comércio exterior

Mercosul e Canadá retomam negociações para acordo de livre comércio

Grupo formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estava em tratativas com o país norte-americano desde 2018.

Ipolítica, com informações da CNN

Objetivo é um acordo de livre comércio abrangente
Objetivo é um acordo de livre comércio abrangente (Foto: reprodução)

BRASÍLIA - Interrompidas no início da pandemia de Covid-19, as negociações entre o Mercosul e o Canadá para um acordo de livre comércio foram retomadas em 2023.

Uma equipe de negociadores canadenses estará em Brasília na primeira semana de maio para uma primeira rodada de discussões em mais de três anos.

A informação é da CNN.

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai já vinham negociando com o Canadá desde 2018. O objetivo é firmar um acordo contemplando não apenas a eliminação de tarifas sobre bens industriais e agrícolas, mas áreas como serviços, investimentos, medidas sanitárias e fitossanitárias, propriedade intelectual e compras governamentais, entre outras.

O Brasil exportou US$ 5,4 bilhões ao Canadá e importou US$ 5,2 bilhões do país no ano passado. Os principais produtos exportados foram ouro, alumínio, semimanufaturados de ferro e aço, açúcar, café e aviões da Embraer.

Os principais produtos importados incluem cloreto de potássio para uso como fertilizantes, produtos químicos, medicamentos, aviões da Bombardier, máquinas e equipamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.