Nova regra fiscal

Novo arcabouço fiscal será apresentado nesta semana, diz Haddad

O ministro da Fazenda disse que uma reunião conclusiva acontecerá essa semana com o ministro da Casa Civil, Rui Costa para fechar os últimos pontos da proposta.

Ipolítica

A divulgação deve acontecer até a próxima sexta-feira (31).
A divulgação deve acontecer até a próxima sexta-feira (31). (Washington Costa/Ministério da Fazenda)

BRASÍLIA- Após reunião com o presidente Lula e equipe ministerial, Fernando Haddad afirmou que a nova regra fiscal que substitui o atual teto de gastos será divulgada ainda essa semana.

O ministro da Fazenda disse que uma reunião conclusiva acontecerá essa semana com o ministro da Casa Civil, Rui Costa para fechar os últimos pontos da proposta. A divulgação deve acontecer até a próxima sexta-feira (31).

O governo chegou a prever que a nova proposta de arcabouço fiscal fosse anunciada em apenas em abril em razão da viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Haddad, entre outros políticos, à China.

A viagem, no entanto, foi adiada por tempo indeterminado após Lula ser diagnosticado com uma pneumonia leve. Com isso, a equipe econômica permaneceu no Brasil e avançou nas tratativas para concluir e anunciar as novas regras propostas.

Nesta mesma reunião, o presidente Lula propôs o percentual de 1,97% ao mês para o teto de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS.

O Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%. Agora, a posição de Lula será levada para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que é o responsável final pela definição da taxa.

Nesta terça, o CNPS se reúne para tentar resolver o impasse que gerou ao reduzir o teto de juros cobrado nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.