Nova âncora Fiscal

Ainda não há data para apresentação do arcabouço fiscal, diz Padilha

Ministro acredita que há ambiente positivo no Congresso Nacional para apresentação da nova regra fiscal.

Ipolítica

Atualizada em 27/03/2023 às 14h36
Novo arcabouço fiscal ainda não tem data para apresentação
Novo arcabouço fiscal ainda não tem data para apresentação (Ricardo Stuckert/PR)

BRASÍLIA- Nesta segunda-feira (27), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha afirmou que ainda não há data para apresentação do novo arcabouço fiscal, regra que deverá substituir o atual teto de gastos.

De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será quem irá definir a data de apresentação da nova âncora fiscal, segundo ele ainda devem ocorrer algumas reuniões com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad para tratar do assunto. A expectativa inicial era que o texto pudesse ser apresentado na semana passada, antes da esperada missão oficial à China no domingo (26) que acabou cancelada em razão do diagnóstico de uma broncopneumonia do mandatário brasileiro.

Leia também: Criadas comissões na Câmara para analisar propostas de emenda à Constituição

“Não há data definida [a data para divulgação da nova âncora fiscal], mas certamente conversas que aconteceriam na própria missão na China devem acontecer aqui em Brasília”, disse Padilha a jornalistas após reunião com Lula no Palácio da Alvorada. O presidente deve despachar da residência oficial ao menos até quarta-feira (29), seguindo recomendação médica.

Padilha acredita que há ambiente positivo no Congresso Nacional para apresentação da nova regra fiscal  “Há um clima muito positivo para, chegando a regra fiscal no Congresso Nacional, possa ser debatido com muita qualidade e serenidade”, afirmou.

Ainda segundo Padilha, Fernando Haddad deve dar a Lula o teor das conversas que ocorreram com os líderes da Câmara Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “A expectativa é que possamos apresentar o mais rápido possível um marco fiscal”, declarou. “Precisamos aproveitar, inclusive, esse ambiente muito positivo dentro do Congresso Nacional para a aprovação do marco fiscal”.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.