Retorno ao país

Bolsonaro diz que volta ao Brasil está ‘pré-marcada’ para dia 30

Ex-presidente da República tem sido pressionado por aliados para retornar ao país e coordenar a oposição ao governo Lula.

Ipolítica, com informações do Estadão

Bolsonaro disse que retornará ao pais no dia 30 deste mês
Bolsonaro disse que retornará ao pais no dia 30 deste mês (Reprodução)

BRASÍLIA - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou a data que pretende retornar ao Brasil. Ele está nos Estados Unidos desde o fim de 2022, após ter perdido a eleição presidencial para o seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista a uma emissora de TV, Bolsonaro disse que retornará ao Brasil no 30 de março, às 7h da manhã, para "trabalhar com o Partido Liberal” e “fazer política”. Ele tem sido pressionado por aliados para retornar ao Brasil e coordenar oposição ao governo Lula. 

“Está pré-marcado para dia 30 pousar em Brasília as 7h da manhã. Está quase certo. Voltar com atividade normal. Vou trabalhar com o Partido Liberal. Vamos andar pelo Brasil e fazer política. Afinal de contas, o PL é um grande partido. Nós temos como manter de pé essa bandeira do conservadorismo que levantamos ao longo de 4 anos”, disse.

O ex-presidente rechaçou qualquer ato de ilegalidade ao receber do governo da Arábia Saudita, um estojo com joias, na forma de presente. 

Leia também: Lula diz que não há explicação para Selic a 13,75%

Ele defendeu que não tinha intenção de “sumir” com os materiais e que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ficou “sabendo pela imprensa” da existência de um segundo conjunto de joias apreendidas no Aeroporto de Guarulhos, que seria destinado a ela.

“Nosso ministro recebeu duas caixas de presente. Uma ficou retida na alfândega, a outra foi para presente. Eu só tomei conhecimento disso um ano depois. A minha esposa tomou conhecimento pela imprensa. Ela não tem nada a ver com isso. A caixa que seria para ela, está na Receita. A minha, desde o primeiro momento falei que está à disposição”, disse. 

E completou: "Tanto é que tem uma liminar do ministro (Augusto) Nardes, do TCU, que caiu agora, de que o material não poderia vender. Desde o primeiro momento não existe a intenção de sumir”.

Armas
Bolsonaro também afirmou que entregará “com dor no coração” armas recebidas dos Emirados Árabes Unidos. “Eu pagaria por aquelas duas armas, mas não vamos criar qualquer polêmica. A gente vai entregar as armas para a PF e as joias em uma agência da Caixa”, pontuou.

Ele também classificou como uma “tremenda coincidência” a proximidade da operação que desarticulou grupo criminoso que planejava assassinar o senador Sergio Moro (União) e a declaração do presidente Lula de que, quando estava na cadeia, queria “[f…] com o Moro”.

“Eu acho uma tremenda coincidência ontem o cara falar que gostaria de ferrar o atual senador Sérgio Moro. Então foram essas prisões. Pelo que tudo indica gente do PCC. Entra o PCC nessa história”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.