BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado Federal na manhã de hoje (21) nomes sugeridos para ocupar algumas das principais embaixadas do país no exterior. Sete diplomatas foram indicados por Lula para postos nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Argentina.
Todos os indicados tiveram os seus nomes publicados em um despacho do presidente publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
O Senado vai apreciar os nomes e caso os mesmos sejam aprovados, serão oficializados nas respectivas embaixadas. Os indicados serão sabatinados na Comissão de Relações Exteriores do Senado e depois as indicações serão votadas no Plenário da Casa. No final de janeiro, Lula suspendeu 18 indicações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para cargos em agências reguladoras e comando de embaixadas.
O petista indicou para a embaixada dos Estados Unidos, um dos cargos mais importantes da política externa, a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti. A diplomata chegou a ser cotada para assumir o cargo de ministra das Relações Exteriores de Lula, mas a pasta acabou sob o comando de Mauro Vieira.
Viotti já foi representante do Brasil na ONU e embaixadora na Alemanha. A diplomata também foi chefe de gabinete do secretário geral da ONU até 2021. Caso a indicação se confirme, Viotti será a primeira mulher a chefiar a embaixada brasileira nos Estados Unidos.
Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma Rousseff, Antonio Patriota foi indicado por Lula para comandar a embaixada do Brasil no Reino Unido e Irlanda do Norte.
Para comandar a embaixada na Argentina, um dos principais parceiros do país na região, Lula indicou Julio Bitelli, que já foi embaixador na Colômbia.
Além desses nomes foram indicados Ricardo Neiva Tavares para a embaixada da França; Paulino Franco de Carvalho Neto para o Egito; Everton Vargas para a Santa Sé; e Sérgio Danese para o cargo de representante do Brasil junto às Nações Unidas.
Saiba Mais
- Lula agradece convite, mas diz que não irá à 'Marcha para Jesus'
- Lula quer antecipar reoneração do diesel para baratear carro popular no Brasil
- Lula volta a criticar Selic alta e defende investimentos em educação
- Indicação de advogado de Lula ao STF chega ao Senado
- Lula afirma que Zanin será grande ministro e confirma indicação ao STF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.