Anúncio adiado

Lula afirma que proposta de nova âncora fiscal não será apresentada antes de viagem à China

A declaração vai contra a expectativa do Ministério da Fazenda que queria deixar a proposta já sendo debatida no Congresso.

Ipolítica

Lula afirma que proposta de nova âncora fiscal não será apresentada antes de viagem à China
Lula afirma que proposta de nova âncora fiscal não será apresentada antes de viagem à China (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA- Nesta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a nova proposta de âncora fiscal não será apresentada antes de sua viagem para a China, marcada para o próximo sábado (25). A declaração vai contra a expectativa do Ministério da Fazenda que queria deixar a proposta já sendo debatida no Congresso.

Existe forte expectativa do mercado para que o texto seja de conhecimento público e assim possa ser debatido. Segundo ficou estabelecido na PEC da transição o novo arcabouço fiscal pode ser apresentado até o dia 31 de agosto – prazo antecipado duas vezes por Haddad para que o novo modelo pudesse ser usado na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

Lula, no entanto, argumenta que é necessário estar no país nos dias após ao anúncio da regra que substituirá o teto de gastos, para que se possa fazer a defesa do modelo e debater com a classe política e econômica.

“Por que não pode ser antes da volta? Nós embarcamos sábado. Haddad não pode comunicar uma coisa e sair. Seria estranho. Não. Ele tem que anunciar e ficar aqui para debater, para responder, para dar entrevista, para conversar com o sistema financeiro, conversar com a Câmara dos Deputados, com o Senado, com os outros ministros, com empresários. O que não dá é ir embora”, disse.

O petista alegou que a visita para a China é “muito curta” e que é possível aguardar o retorno para fazer o anúncio. Mas, segundo ele, a proposta já está pronta para ser aprersentada. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.