Saúde

Mais de 4 milhões de brasileiros já tomaram as vacinas bivalentes

Pessoas com mais de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas estão sendo vacinados nesse primeiro momento.

Ministério da Saúde

- Atualizada em 18/03/2023 às 20h16
A vacinação também avança entre os povos e comunidades tradicionais.
A vacinação também avança entre os povos e comunidades tradicionais. (Julia Prado)

BRASIL - Mais de 4,1 milhões de brasileiros já garantiram a dose de reforço com as vacinas bivalentes contra a Covid-19. Os dados estão disponíveis na ferramenta LocalizaSUS e concentram as informações encaminhadas por estados e municípios desde o dia 27 de fevereiro, quando foi lançado o Movimento Nacional pela Vacinação. A ação, que visa unir o país no propósito de ampliar as coberturas vacinais, é uma das prioridades do governo federal.

Atualmente, o imunizante está disponível para pessoas com mais de 70 anos de idade, imunocomprometidas, que trabalhem ou estejam abrigadas em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Esse público corre maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19, caso contraiam a doença. Entretanto, é preciso que o público elegível tenha completado o esquema vacinal primário e respeite o prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida.

Idosos de até 74 anos são os recordistas até o momento. Confira o quantitativo aplicado por faixa etária:

  • 70 a 74 anos: 1.008.721
  • 70 a 79 anos: 698.33
  • 80 anos ou mais: 774.741

 

A vacinação também avança entre os povos e comunidades tradicionais, que já receberam quase 37 mil doses bivalentes, e povos indígenas, com quase 16 mil doses. Com o avanço da cobertura no público inicial, outros grupos prioritários serão imunizados. Por isso, é importante que cada um fique atento às informações divulgadas pelos municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.

É importante lembrar que todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.