Terras indígenas

Projeto proíbe mineração e aproveitamento energético em terra indígena

Deputado defende que a exploração econômica fique a cargo exclusivamente da população indígena.

Ipolítica com Agência Câmara

O Projeto de Lei 278/23 de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), proíbe o uso de recursos minerais e o aproveitamento do potencial energético de recursos hídricos em terras indígenas.
O Projeto de Lei 278/23 de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), proíbe o uso de recursos minerais e o aproveitamento do potencial energético de recursos hídricos em terras indígenas. (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA- O Projeto de Lei 278/23 de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), proíbe o uso de recursos minerais e o aproveitamento do potencial energético de recursos hídricos em terras indígenas. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, as terras indígenas incluem as já demarcadas, em processo de demarcação e as que possuem registro de comunidades isoladas. Ayres afirma que a medida visa resguardar os povos indígenas da presença do garimpo. Ele lembrou a recente situação dos Yanomami, em Roraima, que passam por uma grave crise humanitária e sanitária que ganhou repercussão internacional.

“As denúncias de abusos são as mais variadas. Contudo, todas aparentam trazer um vetor em comum: a presença deletéria do garimpo naquela terra indígena, constitucionalmente destinada ao usufruto exclusivo de seu povo originário”, disse Ayres.

Para o deputado, a exploração econômica deve ficar a cargo exclusivamente da população indígena. “Deve ser respeitada a sua autonomia, e os lucros, os ganhos dali provenientes devem ser geridos autonomamente pela população indígena”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.