Último dia

Encerra nesta sexta (17) prazo para concluir inscrição no FIES

Etapa é indispensável para garantir o financiamento e será realizada por meio do portal de Acesso Único do Ensino Superior.

Portal Brasil 61

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores.
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores. (Divulgação/ Agência Senado)

BRASÍLIA - O prazo está curto para os candidatos pré-selecionados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os alunos aprovados na chamada única do programa têm até as 23h59 de sexta-feira (17) para complementar as informações da inscrição. 

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não-gratuitos, com avaliação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não-gratuitas aderentes ao programa. 

Para o diretor da Valorum Empresarial e Mestre em Administração Financeira, Marcos Sarmento Melo, é importante analisar alguns pontos antes de escolher o financiamento. “A gente conhece mais o FIES, mas existem várias outras linhas de crédito que são oferecidas pelos bancos. É importante sempre planejar, levantar informação sobre seus planos e também sobre as linhas de crédito que existem no mercado para tomar uma melhor decisão. Qual é a taxa de juros? Qual é a carência? Se tem garantia ou não? Assim, provavelmente vai diminuir muito o risco de se tomar uma decisão errada”, orienta.

O candidato que desejar aderir ao programa não deve esquecer de complementar a inscrição. Essa etapa é indispensável para garantir o financiamento e será realizada por meio do portal de Acesso Único do Ensino Superior. 

Passo a passo

O candidato deve acessar o portal gov.br, selecionar a opção do Fies e preencher o login e senha. 

Ao acessar o sistema de inscrição do Fies, o candidato é direcionado para a seção “Resultado”. Depois, basta seguir efetuando os procedimentos solicitados pelo sistema. 
Para concluir a inscrição é necessário acionar a opção “Complemente a sua inscrição”;  
- Confirmar a instituição e o local de oferta; 
- Responder os termos do financiamento, como valores, quantidade de semestres que o curso será financiado etc.; 

As informações complementares serão registradas no sistema do Fies. É essencial que o candidato reveja a documentação necessária e verifique as próximas etapas até a contratação no edital do Programa. 

Para complementar a inscrição no Fies, visite o site acessounico.mec.gov.br/fies

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.