8 de janeiro

PGR denuncia outros 100 envolvidos nos atos antidemocráticos

O número de pessoas denunciadas chega a 1.037

Ipolítica com informações do O Globo

PGR denuncia outros 100 envolvidos nos atos antidemocráticos
PGR denuncia outros 100 envolvidos nos atos antidemocráticos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA- A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta quarta-feira (15), mais 100 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos que terminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Segundo a PGR, o número de pessoas denunciadas chega a 1.037 e os envolvidos devem responder, em liberdade, pelos crimes de incitação à prática de crime e associação criminosa. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 3 anos e 3 meses de reclusão.

A PGR, as acusações partem da identificação de três grupos de infratores: o formado pelos que invadiram os edifícios e atuaram pessoalmente na depredação do patrimônio público, o dos que avançaram as barreiras policiais de proteção dos edifícios e o dos que acamparam nas imediações do Quartel-General, solicitando intervenção das Forças Armadas e incitando animosidade entre estas e os Poderes Constitucionais.

Ainda de acordo com o órgão, os denunciados que entraram nos prédios públicos e danificaram objetos do patrimônio público praticaram os chamados "crimes multitudinários", cometidos por um agrupamento de pessoas reunidas de forma circunstancial; ou seja, que não mantêm vínculo permanente.

Em relação a esse grupo, afirma a PGR, as denúncias mencionam o que a doutrina classifica como “imputação recíproca” em que todos os concorrentes respondem pelas condutas dos demais. Nesses casos, a jurisprudência admite que as petições apresentem uma narrativa genérica da participação de cada investigado.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.